Pular para o conteúdo principal

PARA A ENCENAÇÃO DE SÃO VICENTE


Mar, tu mesmo, aí deitado,
de olhar jovem-sempre, 
entre o verde e o azul, 
o que trazes em tuas águas 
que não diviso com facilidade?
Conchas, ventos, sal, tronos de pedra, 

o que tens de superficial e profundo, 
exibes para um céu azul e imenso!
Esta atração pelos teus sons, 

quiçá venha de uma idéia submersa 
que observa os homens desde tempos arcaicos.
Eis que começa o espetáculo e tu tentas chamar a atenção..
Numa atmosfera de sonho, 

chega Martim Afonso, herói para os índios e inocentes de hoje.
Em sua alma, se avizinham um trilhão de esperas e desesperos.
Ser ou não ser, desvendar ou não desvendar, declarar ou não declarar, tomar posse ou despossuir?
Mas é Martim que adentra ou o ator que o procura por dentro?
Te mostras, Mar, alheio a tudo isso, pois, sabes da verdade crua dos homens e seus dons de generosidade e assassinato, pleno dos rendilhados entretecidos em Bem e Mal.
A platéia delira porquanto é-lhe ofertado um feixe com a alma de todos os atores e não-atores, ofuscante espelho de si.
Mas só tu ó Mar ruges a História a um só tempo, indiferente aos rugidos tecnológicos em torno.
Tragédias e comédias, mitos e seres, embalam tua roupa verde-azul, com acessórios de algas e conchas submersas.
Tuas rochas trazem ainda as pegadas da primeira mulher com suas curvas em flor...
As areias, que com tuas ondas estapeias, pedem silêncio inutilmente, porém, porque o espetáculo tem que falar os fatos consumados e as profecias maias, os pecados mortais e as dúvidas humanas, para gáudio dos homens sem poder e do Poder dos Sub-Homens que satirizam tuas necessidades salinas..
Martim encontra em teu palco de areia a vontade do amor e o amor da vontade, o tédio dos homens e a saudade.
A beleza feminina de tuas areias, que exalam a quentura das origens, lembram o que ele deixou no lusitano além-mar.
Um dia, Camões delirou pela amada Dinameme, a chinesa roubada por Netuno em sua gula de felicidade alheia e beleza:
"Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida, descontente,
Repousa lá no céu eternamente
E viva eu cá na terra sempre triste."
Bartira e Ramalho lembram a Martim sua linda Ana Pimentel, pimenta e mel, flor e brisa...
O ator encontra um banquete dionisíaco a seu dispor.
Há pão e circo o bastante também para ele e espectadores.
Martim divide com Ramalho, Bacharel, Ana, Catarina, D. João III, Pero Lopes, Sacerdotisa, Artistas, marinheiros, povo, e outros e outros, os olhares bestificados pelo milagre de dar vida aos grãos de areia.
Pelos teus palcos, ó mar, vejo navegar também o Tempo, com suas naus de farelos perenes, fiando poesia em suas calmarias e tempestades.
Quantos castelos de areia um ator e sua platéia são capazes de fazer, enquanto o Tempo vem com sua pazinha destruí-los sem dó nem piedade?...
Mas e eu? Quantas vezes fui enterrado na areia molhada e dela ressuscitei!
Verdade que perdi o dom da ressurreição, ou melhor, ganhei a vergonha de me enterrar até o pescoço.
Todas as cenas decorrem como num sonho, altar onde Martim Afonso se confessa, declarando ao final as ordenações manuelinas.
E eu confesso que sei que o fingimento é a verdade mais legítima, com a fúria das suas artes mais sutis.
Confesso que sei que toda festa termina no auge da felicidade máxima para tristeza da platéia e de seus atores e atrizes.
Mas tu, ó mar sempre mar-"teen", ainda balanças tuas vestes espumantes e estremeces em nossa memória os paralelos mais distantes.
...A primeira mulher curva o primeiro homem, enrodilhada em algas cênicas pela enésima vez..

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ENOBREÇA OS OLHOS

Seus olhos são nuvens com versos, caravelas e peixes. E eu sou uma ressaca marítima. Há sede debaixo de meus olhos. Há demasiada ansiedade em minhas naus de ondas. Não há vestes a proteger do frio. Não tenho muitas saídas, você sabe. Tenho de ser peixe. Estou uma confusão só. Sou um coral de crises. Sou um rodapé por uma estranha corrente. Talvez se me entendesse, poderia ser Netuno. O forno pifou quando eu planejava a queima sagrada. E a casa envelheceu na árvore da chuva que cai pesada. Há chuva que melhor que esta enobreça os olhos?

MINHA NARRATIVA FINDARÁ

A narrativa é igual vida. A ausência de narrativa é morte. (Tzvetan Todorov) Minha narrativa findará. Não Foi tão boa. Não foi tão ruim. Será? Enfim, Como disse um (eu)migo: Tá ruim pra todos os pés. Meu pé dói pra alho caro. E sorrio Dolorido de pensar No ponto do borrão com que posso Pular no lombo-narrativa e criar O início. Não devo Parar a narrativa. Os órgãos clamam: - À morte !!!! À vida !!! O ser se finge de surdo E escreve-se entre as exclamadas.

CORAGEM

Sou escândalo poético porque não me mando mais só o papel é mãe e pai e o que quer que pinte que o papel me peça é quanto me vai Não brigo com os dedos eles brigam comigo só minha coragem corre perigo quando me escrevo e a grito