Pular para o conteúdo principal

HUMAN DEATH, VILA SOCÓ, GUERNICA




Recordo o ar febril, o chão tremente...
Uma alma só não dá para o recorte,
Carece de outra alma se lembrando.

Na Vila Socó,
Tupiniquim Guernica
Entubada de petróleo,
Revejo o arrasto
Do cheiro sobre as gentes,
O perigo anunciado,
A venda da gasosa
Que vazava, sem cuidado,
Gasosa Petros, a Grande Prosti
Sangrava, himenóleo devastado.

Uma só alma não basta pra rever,
Carece de outra alma em fortaleza...
Revejo a agudeza
De sonhos-salamandras
A avançar na vila sem casas,
Amontoando leitos na madruga,
Onde o poder deitou,
Se ausentando, avaro,
No início da queimada
Em gozo.

Minha alma, relembrando,
Perde o brilho,
Ouvindo tantos prantos
E o demônio os remexendo,
Moças, crianças, em roda enegrecida,
Em cinza o céu doendo, em uivo eivado.

Inábil sou demais para a lembrança
Do que tornou a vila em matadouro,
Intenso como em quadro de Picasso,
Onde Guernica, flor dos bascos,
É dor em tintas.

Em seu sofrer de carne
Incinerada,
Em lagos-labaredas
Mal-formados,
Só à visão do inferno
Equiparada é a nossa vila.

Também lá em Guernica
Mal pressentindo mortíferas rajadas,
O povo sonhos escandia.
Nacionalistas xingavam rubros,
Embora estes quase brancos.

Quando vieram,
O chão uivou, dolorido,
Com mães sofridas entre acordes
De fúria franco-hitleriana.

E aqui a omissão
Tornou nossa Socó em matadouro,
Em seu sofrer de vida incinerada.
Onde o Picasso nosso?
Nosso cavalo mutilado
Seria um fusca em salamandras?
Um cão todo em bloco-carbono
Com uma bonequinha usada?
De pelúcia feitos ambos?

Uma grávida estátua
No Tempo-Espaço tatuada
Por mãos de insano artista.
A alma dos barracos
Chamuscada na tela
Da cidade agonizando.
Um homem a guardar as próprias filhas
Na geladeira desligada.
Mulher a atirar ao rio oleoso
Seus filhos para salvá-los todos
Do calor excessivo da fornada

Outros úteros pediam gelo
Para estancar as cinzas
Da alma esgotada.
Nos muros riscos de óleo :
Funéreas margaridas.
Setecentos mil litros perdidos
De gasolina cara,
Noventa e três vidas mal-contadas,
No oficial baratas.
Falam de um anjo de extermínio
Que ali mijava,
Após beber no Bar
Petros/Lucrack.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE ENOBREÇA OS OLHOS

Seus olhos são nuvens com versos, caravelas e peixes. E eu sou uma ressaca marítima. Há sede debaixo de meus olhos. Há demasiada ansiedade em minhas naus de ondas. Não há vestes a proteger do frio. Não tenho muitas saídas, você sabe. Tenho de ser peixe. Estou uma confusão só. Sou um coral de crises. Sou um rodapé por uma estranha corrente. Talvez se me entendesse, poderia ser Netuno. O forno pifou quando eu planejava a queima sagrada. E a casa envelheceu na árvore da chuva que cai pesada. Há chuva que melhor que esta enobreça os olhos?

CORAGEM

Sou escândalo poético porque não me mando mais só o papel é mãe e pai e o que quer que pinte que o papel me peça é quanto me vai Não brigo com os dedos eles brigam comigo só minha coragem corre perigo quando me escrevo e a grito

ANTIGO NA CHUVA

A chuva no sonho máximo de alisar coisas secas pouca vergonha usa no se exibir molhada, cai vertical, nua das nuvens principais, fragmenta o agregado princípio, enquanto percorro o bigode  como um ser antigo, o sonho de folhas ao vento com a guerra ao norte  ... E começo a estender a arma eficaz - a toalha do pensar com estratégia densa, onde golpes anencéfalos esquecidos há anos aparecem do nada  e se servem dando ordem unida  na frágil luz do teatro