Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio 3, 2013

POEMA DE CARNE DIVIDIDA

Não escrevo só pra minha vida. Nem só pra sua nem pra de ninguém. Eu escrevo sim para as muitas almas Que Grande Pessoa disse que o ser tem. Guardo no poema coisas que não vêm E que, quando chegam, estão derretidas Por um não-querer, não-chegar, não ter, Coisas de mil almas, no ser divididas. Como posso dar-te uma definição Se dá-me o poema a carne dividida? Se a cada hora dou contradição? As minhas verdades adrede fingidas Existem no ser como condição De chegar ao cerne da (in)sincera vida.

MINHALMA DE FOCOS

Minha pele de tábuas,  minha alma de focos. Desde o nascimento  rangem os meus átomos. Nasci teatro,  deuses mil invoco, Sendo o mais certo  um que chamo Dúvida. Há pregos em ferrugem  no meu verbo. Há tábuas dissolvendo  em minha testa. Alguma coisa aconteceu. E nem dei por mim. Embora soltas,  pausas me fortalecem. Sou feito de tábuas de silêncio. Afeito desde muito  à música do teatro. Há tempos tive feição. Há tempos fui bonito,  como um retrato belo  de alguém. Porém, exposto à luz,  fui desvirando a roupa.

JAKE LABRADOR

Você não quer descansar? - ...... Já salvaste mais de mil. Senta. -...... Pelo menos, aceita este pão. - .....  (Sonho com Jake, concentrado Em achar os vivos. Ele, que fora abandonado Entre os mortos aos dez meses. Que aprendera nas ruas a ser esperto, Apesar de ser pego várias vezes. Gostava de baganas de chuva, Enroladas no orvalho de folhas. Ele está concentrado. Ouviu alguma coisa. Uma voz ao longe Em meio a escombros. Como ele é rápido! Uma parede vai desabar! Ufa! Escapou. Por pouco. Ele está trazendo um braço. Mas o homem tá vivo! Graças a Deus que o mandou Quando todos tinham ido! Dorme pouco, o sono adia. Acorda e já vai pra luta. Quantos salvará? – Muitos. Quantos deixará? – Muitos. Salvara no World Trade. Servira em New Orleans Após a tempestade Katrina. E era pra ser um condenado Ao abandono das marquises. Era pra ser, mas hoje Só pensa em salvar e vai! Podia estar numa casa rica. Brincand